domingo, 13 de novembro de 2011
Trabalhando Descrição III
Autor: Maria Cilene da Silva
Escola Municipal Professor Humberto Gama - RN
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos descritivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre gêneros textuais.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender as características físicas e psicológicas dos personagens no filme O fantasma da Ópera.
• Identificar e analisar a temática que perpassa no filme O Fantasma da Ópera
• Produzir texto descritivo.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão conhecer:
- tipos de descrição;
- a estrutura de textos descritivos;
- elementos da narrativa.
Estratégias e recursos da aula
• Notebook;
• Filme;
• Aparelho retroprojetor;
• Produção textual;
• Trabalho interativo.
Atividades
Atividade
1 – Motivação
- Alunos organizados formando uma roda de conversa.
Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é desencadear, junto aos alunos, uma reflexão a respeito da temática que envolve os personagens do filme que possuem cargas emocionais fortes e ricas em elementos descritivos. Além de uma história de contexto fantástico.
Peça para que os discentes respondam um questionário, previamente preparado sobre o filme. Organize a participação dos alunos, de modo a garantir os relatos de todos, portanto essa tarefa será individual.
Atividade 2 – Texto descritivo
- Alunos organizados formando uma roda de conversa.
Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é oferecer informações básicas sobre o conteúdo descrição de personagem, além de explorar o gênero textual presente no filme.
- Descrição psicológica e descrição física.
- Gênero textual abordado no fantasma da Ópera.
Atividade 3 – Assistindo ao filme
O objetivo específico desta etapa da atividade é que os estudantes assistam ao filme interajam entre si, manifestando suas primeiras impressões.
Atividade 4 – Interpretando O fantasma da Ópera
O objetivo desta atividade é explorar a temática, mensagem, o drama, os recursos descritivos utilizados , a carga emocional dos personagens e etc.
Após assistir pela primeira vez, solicite que os alunos registrem, no caderno, suas impressões sobre o filme e que respondam às seguintes questões:
1. Nome do filme:
2. Qual o gênero predominante no filme?
3. Qual a história narrada?
4. Em que tempo acontece os fatos?
5.Em que lugar tudo acontece?
6.Quais personagens que formam o triângulo da história?
7. Que cena chamou-lhe mais atenção? Por quê?
8. Como se deu o fato ?
9. E desfecho da história você gostou? O que mudaria?
Atividade 5 – Produção textual
- Alunos organizados em círculo.
O objetivo dessa atividade é a produção de um texto descritivo. Com base no filme assistido os alunos deverão descrever os personagens principais do filme com suas características físicas e psicológicas.
Professor, repasse as seguintes orientações aos alunos. Entregue-lhes folhas sulfite para a produção.
Em seguida aqueles que desejarem poderão ler sua descrição pra os colegas e discutir se acrescenta-se ou retira-se alguma coisa do seu texto.
Avaliação
Os alunos deverão se expressar de forma coesa e coerente na sua descrição e ter uma compreensão global da narrativa do filme , além de construírem o texto com base no estudo realizado e na percepção visual dos personagens e na sua carga dramática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre-se As palavras tem poder. Podem edificar ou destruir.