Recadoseglitters.com

domingo, 13 de novembro de 2011

Trabalhando Descrição III

Autor: Maria Cilene da Silva Escola Municipal Professor Humberto Gama - RN Estrutura Curricular Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos descritivos Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre gêneros textuais. Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula • Compreender as características físicas e psicológicas dos personagens no filme O fantasma da Ópera. • Identificar e analisar a temática que perpassa no filme O Fantasma da Ópera • Produzir texto descritivo. Duração das atividades 4 aulas de 50 minutos Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Os alunos deverão conhecer: - tipos de descrição; - a estrutura de textos descritivos; - elementos da narrativa. Estratégias e recursos da aula • Notebook; • Filme; • Aparelho retroprojetor; • Produção textual; • Trabalho interativo. Atividades Atividade 1 – Motivação - Alunos organizados formando uma roda de conversa. Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é desencadear, junto aos alunos, uma reflexão a respeito da temática que envolve os personagens do filme que possuem cargas emocionais fortes e ricas em elementos descritivos. Além de uma história de contexto fantástico. Peça para que os discentes respondam um questionário, previamente preparado sobre o filme. Organize a participação dos alunos, de modo a garantir os relatos de todos, portanto essa tarefa será individual. Atividade 2 – Texto descritivo - Alunos organizados formando uma roda de conversa. Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é oferecer informações básicas sobre o conteúdo descrição de personagem, além de explorar o gênero textual presente no filme. - Descrição psicológica e descrição física. - Gênero textual abordado no fantasma da Ópera. Atividade 3 – Assistindo ao filme O objetivo específico desta etapa da atividade é que os estudantes assistam ao filme interajam entre si, manifestando suas primeiras impressões. Atividade 4 – Interpretando O fantasma da Ópera O objetivo desta atividade é explorar a temática, mensagem, o drama, os recursos descritivos utilizados , a carga emocional dos personagens e etc. Após assistir pela primeira vez, solicite que os alunos registrem, no caderno, suas impressões sobre o filme e que respondam às seguintes questões: 1. Nome do filme: 2. Qual o gênero predominante no filme? 3. Qual a história narrada? 4. Em que tempo acontece os fatos? 5.Em que lugar tudo acontece? 6.Quais personagens que formam o triângulo da história? 7. Que cena chamou-lhe mais atenção? Por quê? 8. Como se deu o fato ? 9. E desfecho da história você gostou? O que mudaria? Atividade 5 – Produção textual - Alunos organizados em círculo. O objetivo dessa atividade é a produção de um texto descritivo. Com base no filme assistido os alunos deverão descrever os personagens principais do filme com suas características físicas e psicológicas. Professor, repasse as seguintes orientações aos alunos. Entregue-lhes folhas sulfite para a produção. Em seguida aqueles que desejarem poderão ler sua descrição pra os colegas e discutir se acrescenta-se ou retira-se alguma coisa do seu texto. Avaliação Os alunos deverão se expressar de forma coesa e coerente na sua descrição e ter uma compreensão global da narrativa do filme , além de construírem o texto com base no estudo realizado e na percepção visual dos personagens e na sua carga dramática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se As palavras tem poder. Podem edificar ou destruir.